Mestrado x Concurso Público?

Muitas pessoas saem da faculdade com dois desejos: fazer um mestrado e ser aprovado em concurso. Surge então a dúvida: é possível conciliar os dois?

Não há como afirmar o que deve ou não ser feito, somos frutos de experiências diferentes e temos prioridades diversas. Mas, como alguém que fez mestrado e somente depois de concluir iniciou os estudos para concursos, posso compartilhar as minhas percepções, a fim de auxiliá-los.

Logo após me formar, fiz uma disciplina como aluna especial para ver se me identificava e, após, decidi cursar o mestrado em processo civil. Rapidamente, percebi o quanto me identificava com a pesquisa científica.

Durante o curso amadureci muito profissionalmente. A troca de experiência é intensa, em razão dos profissionais de diversas áreas. Abri meus horizontes, mudei minha opção de estudos do Ministério Público pela Advocacia Pública e percebi o quanto o magistério me realiza, passando a incluí-lo em meus planos.

Após finalizar o mestrado, tirei um tempo para mim e, passados alguns meses, iniciei o estudo para concursos. Tive dificuldade em ser objetiva e me adaptar às exigências das bancas, mas com o tempo as coisas fluíram.

A meu ver, o mestrado não auxilia significativamente na jornada dos concursos. O tipo de estudo é bem diferente e a pontuação que lhe é atribuída na fase de títulos, em regra, não costuma ser tão significante.

Mas, profissionalmente, foi uma experiência engrandecedora. A maturidade que adquiri nesses 2 anos mudou minhas escolhas, ajudou a me conhecer, a estar mais pronta e mais segura. Além disso, o diploma de mestrado ajuda a garantir um trâmite facilitado como professor nas faculdades de direito.

Não me arrependo e não faria diferente. Mas, como disse no início, isso tem a ver com os objetivos e necessidades de cada um. Se você tem dúvidas, coloque na balança os pontos que mencionei e outros que tenha em mente e veja o que atende melhor seus anseios.

Espero ter ajudado!

Makena Marchesi, Equipe Canal Veritas.

Comentar via Facebook

Compartilhar