concursos motivação

Acreditar E Buscar!

Em várias situações da vida, costumamos acreditar ou desacreditar; seja em situações, pessoas, conjecturas e tantas outras realidades que traçamos e não sabemos se seremos, ou não, capazes de realizar.

Quando os anos passam e nos tornamos jovens, as vezes pensamos em como faremos para ocupar o nosso tempo com um trabalho que nos dê um retorno financeiro esperado, é aí que começam as frustrações.

Porque se estudamos muito, corremos o risco de nem sempre conseguir trabalhar na área em que obtemos formação e quando conseguimos, nem sempre o salário é motivador.

É aí que pensamos no “Plano B”, que aliás bem que deveria ser o “Plano A”. Se assim fosse, acabaríamos economizando um tempão da nossa vida profissional e já partiríamos direto em busca do concurso ideal.

De repente brilha aquela luzinha no final do túnel: “E por que não tentar a carreira pública?” Eis uma excelente pergunta!

Se você realmente leva a sério e quer a aprovação no concurso público, não somente a aprovação, como também a nomeação e consequentemente a tranquilidade na sua vida financeira, então você não medirá esforços para alcançar esse objetivo, isso é fato.

Será necessário muito estudo, empenho, disciplina, esforço diário para avançar passo a passo no caminho da realização do seu projeto de ser um servidor público. A parte boa de tudo isso é que você verá seus esforços valerem muito a pena e terá como resultado a estabilidade financeira, uma carreira pública e, principalmente, todo sua luta será recompensada, isso realmente não tem preço!

Olhando ao redor podemos ver que a busca pelo serviço na empresa privada está cada vez mais concorrida. O pior de tudo é que é uma concorrência desleal, onde muitas vezes perdemos a vaga, para alguém menos competente ou qualificada, mas que teve a ‘indicação’ favorável. Sem falar nos casos em que a pessoa dedica anos de sua vida para uma empresa que da noite para o dia te dispensa e diz que você não é mais necessário.

Mas se você traça um objetivo – a da aprovação e nomeação, e busca seriamente alcançar essa meta, pode ter certeza que, mais cedo ou mais tarde você conseguirá ver seu nome na lista dos aprovados e nomeados. Será apenas o resultado de todo seu esforço, disciplina nos estudos, perseverança, foco e persistência. Isso tudo não tem preço, é uma sensação que só quem sabe é quem já passou.

Dizem que as melhores coisas da vida não vêm de forma fácil e com o concurso público não é diferente. Exige-se muito estudo, mas o segredo é criar o hábito de gostar de estudar, especialmente aquelas disciplinas das quais você gosta menos. Parece um paradoxo, mas é assim que acontece.

As matérias que valem mais pontos no edital e as que você sabe menos, são elas que você deve mirar com maior atenção para tentar assimilar o máximo que puder. Lembre-se de não se importar com a concorrência, acredite em todo esforço que empregou, afinal, você só precisa de uma vaga.

Nada acontece como mágica, nada acontece por acaso, e a sua aprovação também não, ela só vai acontecer quando você estiver realmente comprometido em busca-la e não desistir enquanto não a alcançar.

Cada derrota deve servir como trampolim para o próximo mergulho nos estudos, de modo a buscar a perfeição após cada erro e nunca desista. Afinal de contas, é válida a máxima de que: “o verdadeiro concurseiro, aquele que realmente sabe o que quer e onde quer chegar, esse jamais desiste; ou melhor, esse só para de estudar e se preparar, quando alcança sua meta”. Seja um concurseiro que não desiste e a sua aprovação te seguirá até te alcançar.

Trace a meta, saiba para onde quer ir, que direção tomar, foque e avance, sabendo que a cada novo dia de preparação, é um passo a menos que te separa do seu alvo, do seu objetivo, da sua aprovação!

 

    Servidor Público Federal. Coordenador do curso Fui Aprovado (www.fuiaprovado.com.br)

    Comentar via Facebook

    Compartilhar

    Publicações Relacionadas

    Deixe um comentário

    Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *