4 dicas para evitar se frustrar com um cronograma de estudos

Por Ivan Bittencourt

Um cronograma de estudos precisa ser uma ferramenta que vai permitir que você tenha mais controle dos seus estudos para conseguir evoluir cada dia mais. Por isso, um cronograma de estudos é essencial para qualquer concurseiro que deseja otimizar seu tempo de estudos.

Contudo, é comum ver concurseiros com dificuldade de cumprir o que planejaram para seus estudos. E isso é um problema que vai gerar desmotivação e falta de concentração. Um planejamento ruim é tão sério que pode levar até a desistência do concurseiro de prosseguir nos estudos.

Por isso, para não se frustrar mais com seu cronograma de estudos, é importante se fazer a seguinte pergunta:

Meu cronograma está de acordo com a minha realidade?

Pergunte-se se o que você planejou para os seus estudos está em sintonia com a sua realidade ou se você está criando algo extremamente baseado em suposições ou em como gostaria que fosse a sua vida.

Depois de se fazer essa pergunta, veja o que fazer para evitar frustrações desnecessárias com seu cronograma de estudos. Aprenda agora a ter estudos planejados e que, de fato, podem ser realizados todos os dias:

1. Considere todas as suas responsabilidades

Os seus estudos devem fazer parte do seu cotidiano. Por isso, é essencial que você, antes de criar seu cronograma, considere todas as suas responsabilidades cotidianas. Pegue um papel e uma caneta e coloque tudo na ponta do lápis.

Você faz faculdade, trabalha, frequenta cursinho? Anote os horários. Você precisa cuidar da casa, buscar seu filho na escola? Anote! Vai ao supermercado todo final de semana? Anote. Precisa ir ao banco frequentemente? Anote! Considere sua rotina o mais detalhadamenten que puder, especialmente se você tem uma vida cheia de responsabilidades.

2. Anote seu tempo disponível para estudar

Agora que você sabe exatamente suas responsabilidades, comece a procurar os horários que são mais mais bacanas para você se sentar para estudar. É na parte da manhã, das 8 às 12 horas, todos os dias?  Anote!

Seus horários disponíveis mudam de acordo com o dia da semana? Anote os horários em cada dia da semana para que você não se perca. Deixe tudo claro para que o cronograma seja o mais realista possível! Veja no vídeo abaixo como definir metas diárias de horas de estudo.

3. Entenda a diferença entre horas disponíveis e líquidas

Outra coisa que faz a diferença entre um cronograma que funciona e um que não funciona é considerar a diferença entre horas líquidas e horas disponíveis. Horas disponíveis são aqueles horários que você disse que teria livre para estudar, por exemplo, das 8 às 12. Já as horas líquidas são as horas que você realmente vai ter estudado.

Veja, você precisa considerar que não vai estudar das 8 da manhã até meio-dia sem parar para nada. Você vai devanear, vai se distrair, vai fazer pausas, levandar, pegar um café, ir ao banheiro… Toda essas ações serão horas que você não vai estar estudando, certo?

Considere esse  fator como existente no seu cronograma. O que você pensou que seriam 4 horas de estudos na verdade são 3 horas ou 3 horas e meia.

4. Tenha um “seguro de imprevistos”

Ter um “seguro de imprevistos” é um dos fatores mais essenciais para o sucesso do seu cronograma de estudos. Então, repita comigo: IMPREVISTOS ACONTECEM.

Segundo a ideia da “tríade do tempo”, o ideal é que uma pessoa use no máximo 20% do seu tempo diário para resolver “questões urgentes”, que são os imprevistos.

Então, já que imprevistos acontecem, que tal separar alguns minutos da sua hora líquida de estudos para resolver aquilo que ficou pendente por causa de algum imprevisto anterior?

Deixe alguns minutos como “extras” dentro do seu cronograma. Você pode deixá-los lá apenas como segurança, caso você precise compensar alguma coisa perdida anteriormente. Assim, seu cronograma não fica obsoleto porque você não conseguiu cumprir alguma coisa. Você simplesmente tem a liberdade para lidar com as questões imprevisíveis da vida.


IVAN BITTENCOURT

Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), empreendedor, fundador da UP Concurseiros e idealizador do programa de estudos “Planejamento Customizado”. Começou a empresa em 2014, com o objetivo de, através de seus conhecimentos de Disciplina, Organização, Concentração, Motivação e Gestão de tempo, ajudar os brasileiros a conquistar o seu sonho de ingressar na carreira pública. 

4 dicas para evitar se frustrar com um cronograma de estudos
Avalie este post

Comentar via Facebook

Compartilhar