6 dicas para acordar cedo e estudar com disposição – por Ivan Bittencourt

Por Ivan Bittencourt

Quem decide passar a acordar cedo para estudar pode sofrer para se ajustar ao novo horário. Especialmente aqueles que estão acostumados a acordar mais tarde e passar a manhã inteira com preguiça de tudo, levantar com gás para estudar pode ser um desafio.

Como fazer o corpo se acostumar a essa nova rotina e ainda acordar disposto para focar nos estudos?

Chegou a hora de seguir essas dicas e começar a se tornar a pessoa matutina que você sempre quis. Depois deste artigo, você estará muito mais motivado para acordar todos os dias e aproveitar ao máximo a sua manhã!

1. Coma alimentos mais leves antes de dormir

Se às 10 horas da noite você está comendo um prato de comida que se assemelha ao seu almoço, com um pedaço de churrasco ou mesmo um sanduíche x-tudo, há uma grande chance de você acordar sem disposição no outro dia.

E isso ocorre porque comidas pesadas demoram mais para serem digeridas pelo nosso organismo. Ir dormir logo depois de comer grande quantidade de comida ou comidas pesadas vai fazer o seu corpo trabalhar para digerir toda aquela comida ao invés de descansar com deveria durante o seu sono.

Segundo o Business Insider, demoramos por volta de 3 horas para digerir tudo o que consumimos. Por isso, se você está acostumado a comer um jantar mais robusto à noite, coma até 3 horas antes de se deitar ou ir dormir. Assim, pelo menos você vai dar um tempo para o seu corpo trabalhar com qualidade antes da hora do descanso.

Isso não quer dizer que você não pode comer antes de dormir, mas opte por alimentos mais leves e “lanchinhos” e deixe as refeições maiores para pelo menos 3 horas antes de ir para a cama.

2. Acorde sua mente com luz e mensagens positivas

Existe uma diferença entre acordar bem para viver o dia e acordar resmungando. Se você quiser acordar mais cedo para passar o dia resmungando, melhor dormir mais um pouco.

Mas se você está procurando acordar mais cedo e mais disposto para estudar, uma boa opção pode ser consumir mensagens positivas logo ao acordar. Ao invés de já ir para as redes sociais ou abrir o seu email, você pode ir até a página de pessoas que você admira e ler alguma coisa interessante e que ressoa para você.

Vídeos no youtube com mensagens e ensinamentos legais, frases de seu autor favorito de livros ou qualquer coisa que você sabe que vai colocar você com um nível de humor melhor é excelente para consumir nos primeiros momentos do dia, mesmo antes de levantar.

A luz do celular, por exemplo, é uma excelente forma de acordar o seu cérebro. Então você pode ver um vídeo positivo no seu celular, estimulando seu cérebro com a luz e com a mensagem.

3. Tenha um impulso de ação

Agora que você já está com a mente acordada, é preciso acordar o corpo também. E nesse momento, é preciso mais do que um corpo bem descansado. Para superar aquela preguiça inicial que você sente, use o “impulso de ação”.

O impulso de ação é a ideia de que você precisa levantar dentro de no máximo 10 segundos depois que você colocar a intenção de levantar. Então, se você pensou “vou me levantar”, você tem que levantar dentro dos 10 segundos depois da decisão. Comece uma contagem regressiva na sua mente… “10, 9, 8, 7, 6….”

Ao começar essa contagem regressiva, virar para dormir mais 5 minutinhos não será mais uma opção. Veja no vídeo abaixo mais sobre o impulso de ação:

4. Planeje uma rotina

Para ter uma boa manhã, com mais motivação, ao finalmente levantar você pode começar uma rotina que faz bem para você. Tomar um bom café da manhã, fazer uma caminha rápida, se alongar, e fazer aquilo que faz você se sentir bem é uma ótima ideia.

Nessa momento, de manhã, a melhor opção é evitar os problemas, como noticiários, redes sociais e emails, porque eles geram sensação de insatisfação. Para ter o cérebro mais tranquilo para os estudos, a melhor opção é ter um ritual matutino que estimule seu bem-estar.

Nada como rotina para que realmente possamos fazer aquilo que planejamos, não é mesmo? Por isso, tenha um ritual depois de acordar. Caminhar, comer, tomar banho… por exemplo. Faça algo de manhã que te dê alegria.

5. Tenha um horário para iniciar

Pronto, você fez tudo isso. Está se sentindo bem e animado. E agora você liga a televisão e se joga no sofá para assistir televisão?  Não, agora você vai se sentar para estudar.

Para não permitir que a vontade de não fazer nada novamente entre no seu caminho, você precisa sim de um horário de início. Quer estudar por 3 horas de manhã? Então planeje seus estudos do dia para se iniciarem às 9 horas da manhã.

E é importante que às 9 horas você esteja de fato pronto para estudar. Ter um horário de início é tão importante quanto chegar na hora certa no trabalho ou em uma consulta médica. Um horário de início é também a chave para que mantenha uma rotina de estudos.

De que adianta ter todo um ritual para acordar mais cedo e bem se você vai passar a manhã fazendo nada no computador, por exemplo. Para começar a estudar, é preciso começar. Não tem segredo.

6. Coloque uma intenção!

Ah, e pouco adianta fazer tudo isso se a ideia de acordar de manhã para estudar é terrível para você. Então, antes de ir dormir, coloque a intenção de acordar na hora que você acha que deve, fale para você mesmo: amanhã eu vou acordar às 6 horas da manhã!

Ao fazer isso, as suas chances de acordar até mesmo sem a ajuda de um despertador é bem maior, e mesmo que o despertador lhe ajude, ao ter uma intenção clara, vai ficar mais fácil se levantar para estudar.

Buscar mudar e melhorar seus hábitos é a melhor coisa que você pode fazer para os seus estudos. Se você planeja aproveitar melhor suas horas de manhã, é preciso colocar intenção para isso e modificar algumas rotinas para que seu dia comece da forma mais positiva possível.

E se você quiser começar seus dias com luz e dicas interessantes, acompanhe os vídeos diários da UP Concurseiros no YouTube. São 365 dias de vídeos com dicas e curiosidades sobre o mundo dos estudos para concursos.


IVAN BITTENCOURT

Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), empreendedor, fundador da UP Concurseiros e idealizador do programa de estudos “Planejamento Customizado”. Começou a empresa em 2014, com o objetivo de, através de seus conhecimentos de Disciplina, Organização, Concentração, Motivação e Gestão de tempo, ajudar os brasileiros a conquistar o seu sonho de ingressar na carreira pública. 

6 dicas para acordar cedo e estudar com disposição – por Ivan Bittencourt
Avalie este post

Comentar via Facebook

Compartilhar