10 dicas para você se sair bem na 2ª Fase do Exame de Ordem

Olá, pessoal. Se você está na preparação para a 2º Fase do Exame de Ordem, este post é para você, pois relacionamos 10 dicas que podem te ajudar a conquistar a sua aprovação. Vamos nessa?

ANTES DA PROVA

#1: Treine!

Nenhum atleta chega ao pódio sem ter treinado uma infinidade de vezes aquilo que irá fazer. Isso se aplica aqui com perfeição. Resolva questões e faça peças, marque o tempo que leva para resolver uma prova inteira. Lembre que é necessário treinar tudo na mão, um erro quase fatal é usar apenas o computador. É preciso simular o momento e conteúdo da prova tantas vezes quanto possível, no momento real da prova tudo será familiar e você não se surpreenderá por desconhecer o formato ou por falta de tempo.

#2: Conheça o material que você vai levar pra prova.

Nos treinos que serão feitos durante a preparação é imprescindível que o material utilizado seja o mesmo a ser utilizado na prova. Pouca coisa pode ser pior do que não conhecer a única coisa que poderá lhe ajudar no momento crucial. É muito importante que você saiba manusear toda a legislação que vai levar, o vade mecum é seu melhor amigo, durma e acorde com ele, se possível, fique íntimo a ponto dele parecer parte do seu corpo!

 #3:Administre seu tempo.

Se a administração de tempo durante a prova é fundamental para o bom desempenho, ela é ainda mais importante ao longo da preparação. Você deve lembrar que além de saber dos modelos de todas as possíveis peças, precisa saber responder as questões teóricas e desenvolver argumentos jurídicos. Dividir o tempo entre essas duas áreas fará com que você cubra todos os aspectos da prova.

#4: Descanse!

Por fim, o descanso deve ser pouco, mas não inexistente! Sabemos que o momento exige sacrifício, durante esse período você PRECISA abrir mão de muitas coisas, mas o outro extremo também é perigoso. Uma mente sobrecarregada não funciona em sua total potencialidade; a chave aqui é ser honesto com você mesmo, só você sabe o limite ideal. Especialmente na noite anterior a prova relaxe, descanse, durma bastante.

DURANTE A PROVA

#5: Leia toda a prova.

Assim que receber o caderno com a peça prático-profissional e questões leia tudo, se algo lhe saltar aos olhos faça brevíssimas anotações. O fato de ler antes faz com que nossa cabeça, ainda que de forma inconsciente, trabalhe aquilo. Além disso, pode ser que na busca de fundamentação legal para uma questão você acabe achando algo que pode lhe ajudar em outra.

#6: Jamais faça “rascunho”.

Sendo objetivo: é impossível fazer um rascunho completo e conseguir terminar a prova no tempo dado. Um esboço deve ser suficiente para que você consiga desenvolver na folha de respostas tudo o que deve ser dito. É interessante anotar: endereçamento, tipo de ação, autor, réu, lastro dos fatos, dispositivos legais, pedidos e valor da causa. Para as questões apenas os dispositivos legais e argumentos específicos são necessários.

#7: Comece pela peça prático-profissional.

Esse é o item que vale mais pontos, zerar a peça significa reprovar e isso simplesmente não pode acontecer. Comece por ela e dedique no máximo metade de seu tempo para resolver.

#8: NUNCA coloque elementos de identificação.

Usar elementos que possam gerar identificação do candidato (qualquer informação que não consta na questão da prova) é motivo para ZERAR a prova. Isso quer dizer que se por algum motivo você assinar, colocar número de OAB ou coisa semelhante, você perderá a prova. Fique atento.

#9:Explique os dispositivos legais mencionados.

Mencionar o número de um dispositivo legal não é suficiente, você deve demonstrar que tem conhecimento do que trata o diploma legal. Coloque com suas palavras aquilo que consta na lei.

#10: Atente para a parte estética de sua prova.

A letra precisa ser legível! Você não quer que o examinador tenha que se esforçar para entender o que você escreveu. Mesmo na correria da prova tente manter um padrão que permita a leitura. Além disso, a formatação é importante, lembre-se de fazer os recuos em parágrafos, pular linha quando necessário e utilizar destaques.

Boa prova, futuro advogado!


JÉSSICA LEAL

Graduada em Direito pela UFPB e integrante da equipe OAB do Veritas.

 

10 dicas para você se sair bem na 2ª Fase do Exame de Ordem
Avalie este post

Comentar via Facebook

Compartilhar